6 ferramentas educacionais para experimentar em 2021

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

“É difícil imaginar um momento na história recente em que tivemos mais distrações, mais desafios, mais coisas em que pensar que são muito mais importantes do que a tecnologia. Mas, como alguém me lembrou hoje cedo, o show deve continuar.” É assim que Jennifer Gonzalez inicia um artigo da Cult of Pedagogy que traz 6 ferramentas de educação para 2021:

1) Mote: justmote.me

Dar feedback de boa qualidade é uma das coisas mais importantes que os professores fazem pelos alunos, mas isso pode ser muito demorado, então a maioria dos professores não dá o suficiente. Uma ferramenta como o Mote torna mais fácil dar feedback mais rapidamente. É uma extensão do Google Chrome que permite adicionar comentários de voz no campo de comentários de qualquer documento do Google, apresentação de slides, planilha ou dentro do ambiente do Google Classroom.

Usar voz em vez de escrever não é apenas mais rápido, é também mais pessoal. E com todas as sutilezas que a voz oferece, você tem uma chance muito melhor de comunicar sua mensagem com clareza, em vez de ser mal interpretado – o que pode acontecer facilmente com a comunicação escrita.

2) Allsides: allsides.com

Estamos vivendo em uma época que qualquer pessoa pode criar e publicar qualquer coisa e torná-la confiável, uma época em que os alunos passam a maior parte de seus dias consumindo conteúdo gerado pelo usuário, uma época em que os algoritmos estão nos mostrando cada vez mais coisas que concordamos e menos do que discordamos. Nesse contexto, a alfabetização digital se faz vital. O Allsides é um site gratuito que oferece notícias de todos os lados do espectro político. Escolha um tópico – como Coronavírus, eleições, saúde e assim por diante – e o Allsides fornece uma lista com curadoria de notícias e artigos de opinião de publicações que são claramente rotuladas como inclinado para a esquerda, inclinado para a direita e centrista. Clique em qualquer um deles e você vai direto ao artigo original completo.

3) Google Lens: lens.google.com

Você já desejou poder pesquisar no Google algo que está procurando, algo cujo nome não conhece? É isso o que o Google Lens pode fazer. Basta apontar a câmera do smartphone para um objeto, uma imagem, ou até mesmo uma planta, e o aplicativo pode fornecer informações sobre isso. Aponte para o texto em um idioma e traduza para outro. Aponte para um problema de matemática e ele o ajudará a encontrar uma solução. Aponte para qualquer texto – professores de educação especial, este é para você – e o aplicativo irá ler em voz alta para você.

4) Bulb: bulbapp.com

A avaliação de portfólio é uma opção fantástica e uma ferramenta como o Bulb torna a criação de um portfólio digital um prazer. Nesta plataforma, os usuários podem criar páginas de portfólio separadas para diferentes finalidades e organizá-las em coleções. As páginas individuais podem incluir texto, imagens, vídeos, conteúdo incorporado de outros aplicativos e arquivos anexados. As possibilidades desse tipo de ferramenta são vastas: pode ser usado por alunos para montar portfólios para projetos, mostrar um trabalho criativo como arte visual, escrita, palestra ou edição de vídeo, etc.

5) Embracerace: embracerace.org

Esse site foi criado por um casal multirracial que queria fazer um trabalho melhor ao educar seus filhos sobre raça. O site oferece recursos, espaços de discussão, webinars e redes para enfrentar os desafios de criar filhos em “um mundo onde a raça é importante”. O site não é direcionado a educadores, mas os professores também acharão seus recursos úteis.

6) Prezi Video: prezi.com/video

Esta ferramenta permite combinar os recursos de animação de uma apresentação Prezi com um vídeo “talk-head”. Você fica na tela, falando o tempo todo, enquanto sua apresentação animada é colocada bem em cima do vídeo. Nessa apresentação lateral, você pode compartilhar uma tela, mostrar um vídeo, fornecer texto ou imagens ou qualquer outra coisa que você faria com uma apresentação em tela compartilhada.